Zema e Alckmin acompanham embarque do Lítio Verde
A primeira remessa de exportação lítio verde do mundo, produzido no Vale do Jequitinhonha, em Minas, saiu do Porto de Vitória, na manhã desta quinta-feira (27). O evento para comemorar o primeiro embarque contou com a participação do vice-presidente, Geraldo Alckmin, dos governadores Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG), além do prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo e de chefes de executivos de municípios mineiros.
Foram 15 mil toneladas triplo zero e 15 mil toneladas de subprodutos ultrafinos de alta pureza, um “rejeito verde”, que também será comercializado pela Sigma Lithium.
A produção, da Sigma Lithium, é pioneira por ter elevado o nível de sustentabilidade industrial ao ser triplo zero (zero carbono, zero rejeitos e zero químicos nocivos). O lítio é utilizado nas baterias de veículos elétricos.
Atualmente, a Sigma trabalha com 75% da sua capacidade no Vale do Jequitinhonha e tem previsão de exportar 130 mil toneladas de lítio verde e 200 mil toneladas do subproduto até o fim do ano.
Em 2024, a região ganhará outras duas novas linhas industriais. E a previsão da empresa é de mais R$ 1 bilhão de investimentos nos próximos 12 meses. Nos últimos dez anos, foram R$ 3 bilhões investidos.