Diretor-presidente da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho recebe homenagens em Brasília de Minas e Salinas

 Diretor-presidente da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho recebe homenagens em Brasília de Minas e Salinas

Na última sexta-feira, 22 de novembro, o médico pediatra Helder Leone Alves de Carvalho, diretor-presidente da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, foi agraciado com duas importantes honrarias que destacam sua dedicação e a contribuição da Instituição para o desenvolvimento da saúde no Norte de Minas.

Em Brasília de Minas, durante sessão solene na Câmara Municipal, foi realizada a entrega da Comenda de Honra ao Mérito de Brasília de Minas. Representando o diretor-presidente, o superintendente do Hospital Dilson Godinho, Antônio Cezar dos Santos, que recebeu a honraria em seu nome.

Antônio Cezar agradeceu a homenagem em nome do diretor-presidente e destacou a honraria como uma conquista coletiva da Fundação. “Dr. Helder não pode estar presente, mas muito me honra representá-lo nesta noite de homenagens. Nosso agradecimento especial à Câmara Municipal de Brasília de Minas, em especial ao seu presidente José Mauro Ramos Pereira, a vereadora Edinéia Aparecida Francisca Cangussu (Neia da Saúde) e aos demais vereadores pela oportunidade em celebrar essa honraria com a comunidade Brasilminense. Tanto o dr. Helder quanto a Instituição, se sentem agraciados com essa comenda”, destacou Antônio Cezar dos Santos.

Em Brasília de Minas, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho inaugurou a Unidade de Extensão em Oncologia Clínica. A unidade já em funcionamento parcial, é um compromisso da Instituição em melhorar o atendimento região, diminuindo distâncias e ampliando a área de atuação.

Cidadão Honorário de Salinas

Já em Salinas, Helder Leone foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário, em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, como o Deputado Estadual Arlen Santiago, o prefeito Joaquim Neres Xavier (Kinca Dias), colaboradores das Unidades de Extensão Clínica em Nefrologia e Oncologia do Hospital Dilson Godinho, em Salinas, representantes de entidades civis e membros da comunidade. Helder Leone esteve acompanhado de sua esposa, Ana Augusta Maciel Souza, durante a celebração.

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, inaugurou a Unidade de Extensão em Nefrologia Clínica na cidade de Salinas, no dia 26 de junho de 2008. A sua capacidade de atendimento em sua criação foi para 180 pacientes por mês, em tratamento hemodialítico.

Somente neste ano, até o mês de outubro, foram realizados 230 atendimentos/consultas de pacientes em tratamento conservador. Atualmente, 141 pacientes estão em tratamento em hemodiálise.

Já a Unidade de Extensão em Oncologia Clínica foi inaugurada em 17 de janeiro de 2020. Em 2024, já foram realizadas 2.359 consultas, 585 pacientes realizam quimioterapia injetável, 112 pacientes em quimioterapia oral, 851 pacientes realizam hormonioterapia oral e injetável.

“Para nós da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho é uma honra termos as Unidades de Extensão Clínica em Oncologia e Nefrologia, em Salinas. E ser reconhecido como Cidadão Salinense é mais do que uma homenagem pessoal; é um símbolo do impacto do trabalho coletivo de toda a equipe da Fundação, que se dedica diariamente a oferecer saúde de qualidade e cuidado humanizado a quem mais precisa em todas as suas unidades. Este título não é apenas meu, mas também de todos os profissionais que são indicados para levar o melhor de nossa Instituição a toda a região norte-mineira”, destacou o homenageado.

Helder Leone também prestou agradecimento à Câmara Municipal e aos colaboradores da Instituição nas unidades de Salinas. “Agradecimento à Câmara Municipal de Salinas, em especial ao vereador Marcelo Petrone Castro (Marcelo Petrone), aos demais vereadores e ao povo Salinense por este gesto de generosidade e reconhecimento. Esta homenagem me inspira a seguir comprometido com o fortalecimento da saúde pública e a ampliação do acesso a tratamentos de excelência. Agradeço também aos nossos colaboradores de Salinas e recebo este título com humildade, orgulho e um compromisso renovado de continuar atuando em prol de uma saúde pública de qualidade”, ressaltou.

Em sua fala, o médico radio-oncologista e deputado estadual Arlen Santiago, destacou a trajetória do colega pediatra como uma das grandes referências em neopediatria na região, e a sua vontade de trabalhar em prol do menos favorecidos, e seus espírito de líder que elevou a Fundação e o Hospital Dilson Godinho a outro patamar nos últimos anos.

“Essa homenagem reforçam o compromisso de Helder Leone com a saúde e o bem-estar da população do Norte de Minas, reconhecendo sua liderança e impacto positivo na região. O Dr. Helder é um exemplo de dedicação e liderança, transformando a saúde no Norte de Minas com um trabalho incansável e comprometido que impacta positivamente milhares de vidas”, finalizou o parlamentar.

Ainda em Salinas, dr. Helder e a esposa, participaram da festa de encerramento da última reunião de 2024 da Comissão Intergestores Bipartite de Minas Gerais (CIB) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) da região Macro Norte. O evento reuniu secretários de saúde, representantes da Superintendência Regional de Saúde e do COSEMS para debater pautas importantes do setor.

Sobre a Fundação

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho foi criada em 17 de novembro de 1995, portanto há 29 anos, assumiu os atendimentos médicos em saúde, quando criou o Hospital Dilson Godinho, em 2006, em Montes Claros, quinta maior cidade do estado, com mais de 414 mil habitantes.

O Hospital Dilson Godinho é referência em Oncologia, Cardiologia e Nefrologia e atende conjuntamente com as outras unidades hospitalares de Montes Claros, uma população superior a dois milhões de habitantes, incluindo a macrorregião norte de saúde com 86 municípios, além dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Sul da Bahia.

Oferecemos serviços de média e alta complexidade nas mais variadas especialidades médicas em Montes Claros, nas Unidades de Extensão Clínica em Oncologia e Nefrologia, em Salinas e Pirapora, e na Unidade de Extensão Clínica em Oncologia, em Brasília de Minas.

O Hospital Dilson Godinho possui 146 leitos públicos, convênios e particulares com previsão de ampliação para 180 leitos até dezembro de 2025. 100 leitos serão totalmente voltados para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). (Ascom HDG – W. G.)

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *