Eco135 é denunciada por assoreamento de nascentes
A concessionária Eco135, responsável pela duplicação da BR-135, foi alvo de denúncias ambientais durante a reunião ordinária dessa terça-feira (29). Vereadores como Graça da Casa do Motor (União) e Soter Magno (PSD) foram responsáveis pelas queixas na Câmara.
O que tem acontecido nas nascentes é que, por causa da construção e das chuvas, água e restos de materiais têm descido para dentro da nascente e com isso obstruindo todas as nascentes.
“O governo quer melhorias, mas tem que preservar o bem-estar do morador e a natureza. A preocupação da região é, se matar as três nascentes como fica? Nós já enfrentamos muitos problemas com o abastecimento de água”, explica a vereadora, Graça da Casa do Motor (União).
A duplicação da BR-135 é uma obra muito aguardada e pedida pela população, mesmo com licença ambiental para ser realizada, não permite que impactos ambientais sejam gerados.
“Ainda que seja licenciada, é preciso olhar a execução da obra porque os moradores da região tem nos apontado muitos problemas, então como ambientalista, e defensor do meio ambiente me sinto na obrigação de fiscalizar. Nós já fizemos solicitações à Secretaria do Meio Ambiente para que possa tomar as medidas cabíveis”, garantiu Soter Magno.
A informação apurada é de que Rios importantes para a região como Rio Verde Grade, Rio Traíra, Rio Pacuí e outros estão sendo prejudicados pelo assoreamento das nascentes, além de impactar cerca de 20 comunidades rurais.
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) pediu que a Eco seja notificada por ter aumentado o fluxo de água, piorando o serviço de drenagem, no bairro Santa Rafaela.
Nota da Eco
“A Eco135 informa que possui todas as licenças ambientais necessárias e implementou medidas de controle no local, como barreiras para controle de erosão e bacias de contenção, para mitigar o carreamento do solo. Todos esses pontos são monitorados constantemente para verificação da efetividade das ações implantadas. Sempre que necessário adequações são realizadas.”
Duplicação BR-135
As obras da duplicação estão sendo realizadas no trecho Norte, onde serão construídos 40 quilômetros de pistas duplicadas. A previsão de entrega é junho de 2025. (Ascom CMMC – M. V.)