Encerramento do Setembro Dourado
No próximo domingo, 29, o Parque Municipal Milton Prates será palco do encerramento da campanha Setembro Dourado, uma iniciativa focada na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O evento contará com uma série de atividades voltadas para as famílias, incluindo a realização de uma triagem com oncopediatras para identificar sinais de alerta da doença.
A ação, organizada pela clínica pediátrica NeoKids em parceria com a Fundação Sara, tem como objetivo disseminar informações sobre os principais sintomas do câncer em crianças e adolescentes, além de oferecer encaminhamentos para avaliações médicas detalhadas, se necessário.
Com uma ótima estrutura e uma equipe multidisciplinar formada por médicos oncologistas pediátricos, pediatras, cirurgiões e estudantes de medicina, o evento promete atrair famílias para uma manhã de conscientização e diversão.
Prato Solidário
O Prato Solidário é um projeto que reúne a solidariedade de 22 restaurantes da cidade. Durante todo o mês, cada estabelecimento ofereceu um prato especial, destinando 15% da receita à construção do hospital.
Este ano, a Fundação Sara contou com o apoio do influenciador Guilherme Barbosa, administrador da página @vaipraondemoc, que foi convidado para ser o Embaixador Oficial do Prato Solidário. Durante o mês, o influenciador visitou os restaurantes participantes e compartilhou sua experiência, ajudando a engajar ainda mais a comunidade nessa causa tão importante.
Até 30 de setembro, ao escolher um Prato Solidário, você não só aprecia uma refeição deliciosa, mas também contribui para um futuro mais promissor para centenas de crianças em tratamento contra o câncer. Aproveite esta última oportunidade de transformar uma refeição em esperança!
Sobre o Setembro Dourado
O mês de setembro marca o início do trimestre de conscientização sobre o câncer, com as campanhas Setembro Dourado, Outubro Rosa, e Novembro Azul. Estas campanhas têm o objetivo comum de promover o diagnóstico precoce, que no caso do câncer infantojuvenil, pode elevar as chances de cura para mais de 80% quando aliado a um tratamento de qualidade em centros especializados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Com a finalidade de conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) lançou a campanha “O Câncer Infantojuvenil Existe de Verdade”. A campanha de caráter nacional utiliza personagens do imaginário infantil para mostrar a realidade dura e silenciosa da doença. De forma lúdica, a girafa motorista, o elefante cor de rosa e a zebra voadora passeiam por cenários urbanos, misturando-se ao cotidiano de pessoas comuns na tentativa de romper o preconceito e a negação existentes em torno do câncer infantojuvenil.