Incêndio na Lapa Grande mobiliza CB

 Incêndio na Lapa Grande mobiliza CB

Na tarde desta segunda-feira (30), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de ocorrência de incêndio em vegetação próximo ao Parque Estadual da Lapa Grande. Devido o rápido deslocamento e atendimento por parte dos bombeiros, o incêndio na vegetação foi extinto através do uso de sopradores e materiais específicos da atividade, além do aceiro construído em torno da área queimada.

Os militares receberam uma importante ajuda da brigada da CSN Cimentos, que auxiliou o Corpo de Bombeiros no trabalho de rescaldo, principalmente com o uso de um caminhão pipa com 20 mil litros de água para o resfriamento dos troncos da área queimada, evitando assim qualquer chance de reignição.

Como forma de intensificar a prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar mantém diariamente, Guarnições de Combate a incêndio de prontidão que realizam vistorias a fim de orientar as comunidades residentes em torno do Parque da Lapa Grande. Nessa atividade, também é realizado o monitoramento o que permite a rápida identificação dos focos e uma resposta mais rápida aos princípios de incêndio.

O Corpo de Bombeiros alerta a população que as altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar juntamente com a presença dos ventos, além da vegetação seca, forma-se uma situação favorável para a incidência dos incêndios em vegetação.

Qualquer descuido com o manuseio inadequado do fogo, pode provocar um grande incêndio florestal que pode atingir as Unidades de Conservação, trazendo um prejuízo muito grande para a natureza, portanto nessa época de longa estiagem, jamais utilize o fogo para limpar terrenos ou fazer a queima de lixos e resíduos. Qualquer atitude de pessoas suspeitas em provocar incêndios deve ser denunciada através do telefone 190 ou do Disque denúncia Unificado 181, nesse último caso é mantido o sigilo do denunciante.

Importante ainda ressaltar que a população é a principal aliada para prevenção aos incêndios florestais. (Ascom/7º BBM)

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *