Sociedade Rural e Idene discutem estratégias para o futuro hídrico da região

 Sociedade Rural e Idene discutem estratégias para o futuro hídrico da região

A Sociedade Rural de Montes Claros e representantes do Instituto de Desenvolvimento do Nordeste de Minas Gerais (Idene) se reuniram para discutir as próximas ações complementares à Missão Minas – Ceará, visando implementar melhorias e estratégias para a gestão hídrica na região. O encontro contou com a presença do presidente da Sociedade Rural, José Henrique Veloso; do vice-presidente, José Moacyr Basso; e do diretor financeiro, Flávio Oliveira. Do lado do Idene, participaram Carlos Alexandre Gonçalves, diretor-geral, Wendel Pereira de Souza, diretor regional em Montes Claros; e os assessores, Juan Silva e Márcia Versiane.

“As nossas principais reivindicações se concentrarão em soluções para a Barragem de Congonhas, bem como em quatro barragens em afluentes estratégicos do Rio Verde Grande. Além disso, serão discutidos projetos de quatro barragens de soleira no leito do Verde Grande, com estudos feitos pela Emater”, explicou o Presidente José Henrique.

Segundo Flávio, um ponto acordado entre os participantes foi o planejamento de próximas ações, que já estava previsto antes mesmo da vinda do governador à região. A colaboração entre a Sociedade Rural e o Idene é fundamental para o desenvolvimento de soluções que garantam a sustentabilidade hídrica e agrícola de Montes Claros e seus arredores.

José Moacyr acredita que a reunião evidenciou a união de esforços de diversas entidades em busca de soluções para a crise hídrica que acomete a região.

Na reunião, Carlos Alexandre destacou a importância de um planejamento cuidadoso das ações a serem desenvolvidas.

“A reunião foi bastante proveitosa e representou mais um passo na busca de soluções para o enfrentamento da seca e resolução da segurança hídrica na região Norte, especificamente a partir da construção de barragens, como no caso do rio Congonhas, no município de Itacambira. O encontro foi mais um desdobramento da visita técnica realizada em setembro deste ano ao Ceará, quando diversas lideranças do governo de Minas e da iniciativa privada puderam conhecer de perto ações exitosas no combate à seca na região. O conhecimento de novas tecnologias que possam ser adaptadas à realidade mineira está permitindo aos representantes de diferentes instituições de Minas – do poder público e da iniciativa privada – somar esforços numa parceria com o objetivo de viabilizar o abastecimento de água de qualidade para a população e para as atividades agropecuárias e industriais, na busca do desenvolvimento social e econômico sustentável da região”, destacou Carlos Alexandre.

II Fórum das Águas
José Henrique divulgou que a Rural, em parceria com a Comitê da Bacia do Verde Grande (CBH Verde Grande), vai realizar II Fórum das Águas, programado para o dia 13 de dezembro, onde será elaborado um documento com reivindicações que serão encaminhadas ao Vice-Governador Professor Matheus Simões.

 

 

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *