Fundação Sara mobiliza Bocaiúva para ajudar a construir Hospital de Câncer Infantil
Aos 11 anos de idade, Pedro Henrique foi diagnosticado com Linfoma de Burkitt, um tipo de câncer agressivo e raro na infância. Ele é morador de Bocaiúva, filho de Jussara Araújo. Desde o diagnóstico, em 2020, as idas e vindas até Montes Claros se tornaram frequentes. Isso porque o município é a referência mais próxima para o tratamento da doença.
Pedro e sua mãe ficam hospedados na Fundação Sara, uma instituição de apoio a crianças e adolescentes com câncer que atua desde 1998. E a assistência não para por aí. A instituição também oferece alimentação, transporte até hospitais e laboratórios, atendimento de assistência social, nutrição, pedagogia, acesso a benefícios sociais, dentre outros. “Sempre fomos recebidos com muito amor e carinho pela Fundação Sara. Eu só tenho a agradecer. Não sei como seria se não tivéssemos esse apoio”, relata a mãe. Além do Pedro, cerca de 30 crianças e adolescentes com câncer da microrregião de Bocaiúva já foram beneficiados com a assistência oferecida pela Fundação Sara.
No Brasil, assim como em países desenvolvidos, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão no Brasil, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes na faixa etária citada.
A boa notícia é que quando há diagnóstico precoce e o tratamento é realizado em centros especializados, as chances de cura da doença podem ultrapassar 80%. É por isso que a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o primeiro Hospital de Câncer do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Assim, crianças e adolescentes como o Pedro Henrique terão as mesmas chances de cura das que realizam tratamento em centros especializados de outras regiões do país.
A iniciativa é uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros, onde até então é ofertado o tratamento para crianças e adolescentes com câncer. “O Hospital de Câncer Sara Albuquerque é a concretização de um sonho que visa não somente mais chances de cura, mas igualdade de acesso ao melhor, mais dignidade durante o tratamento e redução das sequelas físicas e emocionais”, afirma o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa.
O valor estimado do Hospital de Câncer Sara Albuquerque é de oito milhões e quinhentos mil reais. Atualmente, já foram investidos cerca de três milhões. A conclusão e manutenção do primeiro hospital oncopediátrico da região dependem do apoio solidário de milhares de pessoas, empresários e de todos que possam contribuir de alguma forma.
A obra está sendo construída em um terreno de aproximadamente 1.200m², localizado na Rua Tiradentes, nº 770, no Centro de Montes Claros. O prédio será composto por 03 pavimentos: subsolo, térreo e 1º andar. Nesta primeira fase será entregue o Hospital Dia, uma estrutura que contará com 11 leitos pediátricos para quimioterapia, 01 leito de isolamento, 03 apartamentos, ambulatório, consultórios, sala de procedimentos, brinquedoteca, sala de reabilitação e espaço família.
A Fundação Sara estará em Bocaiúva nos dias 27/11 a 03/12
Entre os dias 27 de novembro e 03 de dezembro, a equipe da Fundação Sara estará em Bocaiúva para divulgar a campanha de construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque e convidar a população para se juntar à inciativa que beneficiará toda a região Norte Mineira.
Uma das formas de contribuir é sendo um doador mensal do Hospital, modalidade que consiste na contribuição de qualquer valor por mês e que pode ser feita pela conta de luz ou de água, por exemplo. Tanto Cemig quanto Copasa repassam o valor integral da doação para a Fundação Sara.
Para mais informações sobre o hospital, basta acessar www.fundacaosara.org.br/hospital ou entrar em contato: (38) 3214-5500 e (38) 98829-3042. (Ascom Fundação Sara – C.)