Câmara aprova 14 requerimentos
Durante a sessão ordinária da Câmara de Montes Claros, desta terça-feira (21/1), os vereadores aprovaram 14 requerimentos. Mais uma vez, a área de infraestrutura foi a mais solicitada, como o pedido feito pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB) para que seja realizado o serviço de drenagem na rotatória sentindo da avenida Pedro Augusto Veloso, localizada no final da avenida Mestra Fininha, e que seja estendido o mesmo serviço na avenida Corinto Crisóstomo Freire do bairro Morada do Parque.
A solicitação do vereador Sóter Magno (PSD) foi pela revitalização/desassoreamento da Lagoa do Parque Municipal Milton Prates, com implementação de um sistema de drenagem pluvial adequado para suportar o grande volume de água durante o período chuvoso.
Já o vereador Marcos Nem (Pode) reivindicou a realização de um estudo para a possibilidade de atendimento a comunidade de Miralta, com o término da infraestrutura da praça do Bonfim, pavimentação das ruas Padre Lucas (50 mts), Beco do Curió (50 mts), Beco do Bonfim (55 mts) e a iluminação pública Também solicitou a instalação de dois postes na rua Montes Claros, um no beco do Curió e outro na rua Bonfim.
A autorização pela recuperação do asfalto em torno da Escola Estadual Egídio Cordeiro, localizada na Avenida Alameda das Américas, nº 580, principalmente a lateral da escola pela rua Jorge Washington, no bairro Independência, foi a solicitação feita pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP) solicita estudos técnicos para a urbanização do trecho final conhecido como Córrego das Lages, nas margens dos bairros Santa Cecília, Vila Tiradentes, JK, Renascença, Floresta e Vila Verde.
Enquanto, o vereador Wilton Dias (Avante), cobrou a adoção das medidas necessárias para que seja realizada ligação asfáltica da BR-251 à Comunidade de Campos Elísios.
O requerimento da vereadora Carol Figueiredo (PL) foi pela reforma da Praça Natalício Durães, no bairro Santa Lúcia.
TRÂNSITO
Em relação ao trânsito, o pedido do vereador Igor Dias (PRD) foi pelo recuo das defensas metálicas na av. Dr. Alvimar Gonçalves de Oliveira, entre suas travessias de pistas das ruas Júlio Canela e Frei Eustáquio, visando ampliar o campo de visão para motoristas e motociclistas.
Ainda sobre o assunto, o vereador Paulo César Landim (Avante) solicitou um estudo de viabilidade para o fechamento de parte da via que conecta o Parque Sagarana ao Parque Municipal Milton Prates, aos domingos, com o objetivo de promover a prática esportiva, o laser e a segurança das famílias.
SEGURANÇA
O requerimento do vereador Raimundo Pereira foi pelo estudo técnico para avaliação da construção edificada da IEC, para coordenação de reformas.
EDUCAÇÃO
Na área de educação, o vereador Eduardo Preto (Pode) cobrou providências para regulamentar o uso de celulares nas escolas municipais em conformidade com a legislação federal vigente, tendo em vista a Lei 15.100/2025.
SAÚDE
Em relação à área da saúde, a solicitação do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) foi pela construção de um centro de referência e atendimento às pessoas neurodivergentes.
PROTEÇÃO ANIMAL
O requerimento da vereadora Ceci Protetora (PRD) foi pela urgentemente iniciação da construção das baias de pré e pós-operatório individuais, com foco exclusivo para cadelas no cio capturadas na rua, em cumprimento às emendas impositivas da LOA 2024, no valor de R$ 140.357,58. (Ascom CMMC – A. A. Jr.)