REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
A proposta de regionalização da saúde, sempre foi um desejo do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União Brasil), ainda quando era vice-prefeito. Para tentar consolidar esta proposta, realizou no último dia 23/02, em seu gabinete, uma reunião com representantes de importantes entidades da região, Cimams, Amams, e Codanorte, em busca de formalizar a parceria de Montes Claros com os municípios da região, para garantir o fortalecimento do sistema de saúde e buscar soluções conjuntas para oferecer serviços desta área, garantindo melhoria e qualidade no atendimento prestado à população.
AGUARDANDO A FALA DE TADEUZINHO
Polemica envolvendo o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o emedebista Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, se vai assumir uma vaga no Tribunal de Contas de Minas Gerais, e não buscará mais um mandato, continua dando pano para as mangas. Como o parlamentar ainda não veio a público se pronunciar a respeito da veracidade ou não da notícia, a especulação corre solta na região igual pólvora.
ANO LETIVO ADIADO
Em relação à área de educação, o quiproquó continua sobre manutenção ou não do início do calendário escolar de 2025, programado para o próximo dia 10/02. No Norte de Minas, apenas alguns municípios, como Montes Claros e Janaúba deverão acompanhar a determinação da Secretaria Estado da Educação – SEE, enquanto os outros municípios deverão iniciar no dia 24/02. Mais uma vez, as principais entidades da região: Amams, Cimams e Codanorte estão unidas e defendem a prorrogação do início do ano letivo, enquanto a SEE não se manifesta a respeito. Os dirigentes das entidades municipalistas alegam que a inviabilidade de acompanhar o calendário do governo mineiro, está relacionado com os efeitos provocados pelas chuvas que causaram estragos nas estradas, deixando-as impraticáveis para o tráfego de veículos para o transporte escolar.
LICITAÇÃO DA LMG-626
Fruto de uma mobilização iniciada pelo novo presidente do CIMAMS, Adaildo Rocha, o Tampinha, prefeito de Curral de Dentro, e abraçada por todos os prefeitos e moradores da microrregião do Alto Rio Pardo, o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais – DER-MG garantiu que a publicação do edital de licitação para a obra de pavimentação do trecho compreendido entre Mirandópolis e Curral de Dentro, a LMG-626, será publicado ainda neste mês, com previsão de ordem de serviço para junho deste ano. Ainda em tempo, a LMG-626, cujo percurso é de 20 km, que liga Curral de Dentro a Mirandópolis, distrito de Taiobeiras, facilitará o acesso da população de Curral de Dentro ao resto do Norte de Minas, encurtando as distâncias, reduzindo a poeira e lama, garantindo conforto e segurança para todos os usuários, proporcionando mais agilidade no atendimento a saúde, além de contribuir para o aumento a renda e a economia através do escoamento da produção agrícola.
MORTE DE NEWTÃO
A política mineira está de luto com o falecimento do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (86 anos), ocorrido na madrugada deste domingo (2/2), em Belo Horizonte. Ele estava internado em um hospital da capital desde a última sexta-feira (31/01), segundo informações da família. O ex-governador, nascido em Brumado, no Sul da Bahia, era separado e deixa quatro filhos. A causa da morte não foi informada.