Respeito aos idosos deve ser permanente, afirma Laís Santiago

 Respeito aos idosos deve ser permanente, afirma Laís Santiago

O mês de junho chega ao fim, mas a mensagem do Junho Violeta deve permanecer viva durante todo o ano. A campanha é dedicada à conscientização, prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa, uma realidade que exige atenção permanente da sociedade.

A médica e pré-candidata a deputada estadual Laís Santiago (PDT) reforça que a proteção aos idosos não pode se limitar a uma campanha sazonal. Segundo ela, o respeito, o cuidado e a valorização dessa parcela da população devem fazer parte das atitudes diárias de todos.

Precisamos lembrar que a violência contra a pessoa idosa nem sempre deixa marcas físicas. Muitas vezes ela se manifesta por meio da humilhação, do abandono, da negligência e até da violência patrimonial. São situações que precisam ser combatidas com firmeza“, afirma.

Laís Santiago ressalta ainda que o envelhecimento da população brasileira torna ainda mais urgente o fortalecimento de políticas públicas que garantam qualidade de vida, acesso à saúde e dignidade aos idosos.

“A nossa população está envelhecendo, e precisamos falar cada vez mais sobre envelhecer com saúde, respeito e dignidade. Os idosos são referência para as famílias e para a sociedade. Carregam experiência, sabedoria e um legado que merece reconhecimento e proteção.”

Inspirada na passagem bíblica de Salmos 90:12 — “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio” —, Laís destaca que valorizar os idosos é também reconhecer sua contribuição para a construção da sociedade.

Ela conclui fazendo um chamado à reflexão coletiva. “Que o Junho Violeta seja um convite para olharmos com mais atenção para os nossos idosos. Respeitar a pessoa idosa é reconhecer sua dignidade, sua história e sua importância. O combate à violência contra eles é responsabilidade de todos nós.”

 

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *