Prefeitura anuncia grande pacote de obras para a Educação
O Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros está em festa. Nessa terça-feira, 28, o prefeito Humberto Souto assinou a ordem de serviço para a construção de dois CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), nos bairros Santo Antônio e Jardim Brasil, além de autorizar reforma e ampliação de várias unidades de Ensino, que receberão novas salas de aula para atendimento ao Ensino Integral. Também foi realizada a entrega simbólica para a população da reforma de cinco unidades educacionais, na área urbana e na zona rural, além de uma quadra poliesportiva. Somando todas as obras, os recursos chegam a aproximadamente R$ 15,8 milhões.
A solenidade de assinatura das ordens de serviço e da inauguração simbólica das obras aconteceu na Sala de Reuniões do Prédio I da Prefeitura, na presença de vereadores, secretários municipais, diretoras das escolas e demais representantes da comunidade escolar, além da imprensa.
Em seu pronunciamento, o prefeito Humberto Souto destacou que, além de melhorar a infraestrutura da Educação, a Prefeitura está investindo na implantação do Ensino Integral, que irá fortalecer a formação, especialmente de adolescentes e jovens. “Tivemos vontade de implantar o Ensino Integral desde o início, aos poucos, mas não foi possível, dada a estrutura e a quantidade de salas de aula disponíveis. Então, vimos que a maneira mais rápida seria ampliar os espaços naquelas escolas que dispõem de infraestrutura. Por isso, vamos construir novas salas, que irão possibilitar fazer essa extensão do Ensino Integral”, explica o prefeito.
Os CEMEIs Proinfância (modelo FNDE tipo B) têm capacidade de atendimento de até 224 crianças cada, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 112 crianças em período integral. Já as obras de ampliação e reforma serão realizadas nas escolas municipais Professora Neide de Melo Franco (Vila Anália), Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã), Dr. Crisantino Borém (Nossa Senhora das Graças), Ruy Lage (Planalto II) e Professora Eunice Carneiro (Conjunto José Corrêa Machado). A escola municipal Bolivar Andrade (Planalto) vai receber obras de ampliação e uma quadra poliesportiva. “Nenhum lugar do mundo consegue se desenvolver sem uma boa escola. Somente através da Educação é possível conquistar a liberdade, a autonomia. Isso é universal. E é por isso que estamos dando prioridade à Educação, procurando fazer tudo o que pudermos para ajudar nossas crianças a se prepararem para a vida”, completou o prefeito.
Além das novas salas, as escolas também estão recebendo novas cozinhas, refeitórios e depósitos de alimentos, rampas de acessibilidade, banheiros adaptados, reforma dos telhados, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, calçadas e pintura.
A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, explica que são obras estruturantes, em escolas que não recebiam reformas há mais de 30 anos e que agora estão sendo preparadas para receber e oferecer condições de permanência aos alunos. “Um aluno que chega e se sente bem acolhido, em um espaço bem cuidado, vai permanecer. O que estamos vendo é cada vez mais uma migração de alunos de outros lugares para as escolas municipais. Para nós, da Secretaria de Educação, a qualidade desse investimento, esse olhar diferenciado do prefeito Humberto Souto para a Educação, tem um significado muito especial”, destaca.
INAUGURAÇÃO – Entre as obras inauguradas simbolicamente estão o CEMEI Raimundo Neto (Conjunto Chiquinho Guimarães), que recebeu obras de reforma e ampliação, e o CEMEI Paulo Freire (Bairro Village do Lago II), que recebeu uma Quadra Poliesportiva. Já na área rural, foram realizadas obras de reforma e ampliação no CEMEI José Bras Filho (Nova Esperança), Pré-Escolar de Miralta (Distrito de Miralta), Escola Municipal Joaquim Costa (Fazenda Lagoinha), e Escola Municipal Nair Fonseca Brandão (Povoado de Canto do Engenho). (Ascom/PMMC)