Codanorte participa da XXIV Marcha dos prefeitos, em Brasília
O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, participou da Marcha dos prefeitos, em Brasília, no Distrito Federal, entre esta segunda (27) e quinta (30).
Na sua 24ª Edição, a Marcha se consolidou como o maior evento político da América Latina em número de autoridades. O encontro é realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com o nome de “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”. Essa edição tem como tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro” e é uma ação importante de diálogo entre prefeitos e o Governo Federal para tirar dúvidas e apresentar demandas.
“A Marcha dos prefeitos é um movimento muito importante, com 25 anos de realização, começou com poucos gestores, e depois foi aprimorando a cada ano. Foram mais de 3 mil prefeitos, secretários, vereadores, aqueles que participam da gestão pública no dia a dia. E a gente percebe que a cada ano que se passa, esse movimento pacífico e organizado se fortalece mais. Foi um momento em que várias autoridades como o vice-presidente da República, deputados, senadores e ministros estiveram presentes, sendo uma oportunidade de trocarmos ideias e de dialogarmos e obtermos êxito nas nossas pautas municipalistas que apresentamos”.
Além de participar de palestras, debates e de toda a programação durante os quatro dias de evento, o presidente do Consórcio ainda se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alkimim e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na oportunidade, Eduardo Rabelo também se encontrou alguns prefeitos consorciados do Norte de Minas, como o prefeito de Jequitaí, Binha Caldeira, o membro Conselho Fiscal do Codanorte e prefeito de Olhos D’água, Rone Douglas, o prefeito de Lassance, Paulo Elias, o prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, o prefeito de Buenópolis, Célio Santana, e o prefeito de Bocaiuva, Roberto Torres.
A Marcha dos Prefeitos teve sua primeira edição em 1998, com a participação de quase 2 mil prefeitos munidos de uma lista com 13 reivindicações, que levaram ao Palácio do Planalto. E neste ano reuniu mais de 3 mil prefeitos e cerca de 10.500 pessoas dentre prefeitos, vereadores, senadores, secretários e convidados. Eduardo Rabelo ressaltou que a cada edição o evento cresce ainda mais.
“Tenho certeza que no ano que vem estaremos lá presentes, uma vez que é um momento único, onde discutimos e também tivemos um momento com o vice-presidente, Geraldo Alkimim, onde ele se reuniu só com os presidentes dos consórcios importantes como o Codanorte, momento em que apresentamos nossas reivindicações. Depois, nos encontramos com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Estamos sempre lutando para dias melhores para o Norte de Minas”. (Ascom/Codanorte – Nátila Gomes)