Deputado Tadeuzinho recebe a mais alta comenda da Câmara Municipal

 Deputado Tadeuzinho recebe a mais alta comenda da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Montes Claros homenageou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Luiz Tadeu Martins Leite (MDB) com a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, a principal honraria do Legislativo municipal, concedida, anualmente, a cidadãos que realmente contribuíram e contribuem com relevantes serviços para o município e que chega neste ano a 51ª edição. A proposta é de autoria da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Junior Martins (Cidadania) – presidente, Maria Helena de Quadro Lopes (MDB) – vice-presidente, Igor Dias (União Brasil) – primeiro-secretário, e Wilton Dias (PTB) – segundo-secretário, e que foi subscrita pelos demais parlamentares.

A solenidade de outorga da Medalha aconteceu nesta segunda-feira, 3 de julho, data em que se comemora o aniversário de 166 anos de Montes Claros, e contou com a participação de lideranças políticas e empresariais, amigos e familiares do homenageado.

O vereador Valdecy Contador (Cidadania) destacou que a Casa foi feliz em outorgar a entrega da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros ao deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos relevantes serviços que tem prestado a cidade e região.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães iniciou a sua fala citando todos os vereadores presentes por apoiar a homenagem ao deputado Tadeuzinho. “Foi tão bem escolhido para receber esta comenda, porque embora jovem tem mostrado a sua responsabilidade e a chegada à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais tem nos orgulhado, com a sua capacidade de dialogar e de ser um conciliador.”

A vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes agradeceu a Mesa de Diretora e aos pares por apoiar a iniciativa em conceder a honraria ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite.

“Pessoa de coração gigante e que vive sempre na estrada em busca de ajudar a nossa cidade e região. Tadeuzinho está fazendo a diferença no ambiente político mineiro, sempre com respeito as lideranças de todas as vertentes. Tem mostrado que o diálogo é fundamental, principalmente neste momento, se destacando pela sua postura pacificadora que busca a conciliação e o consenso. Espero que a sua atuação inspire os outros políticos. Se apresentando na política para servir com coragem, ultrapassando o estado. Você  representa Montes Claros e toda Minas Gerais.”

O deputado Oscar Teixeira (PP) assinalou que com a presidência de Tadeuzinho na Assembleia, consegue sentir um clima de harmonia. “A política é o caminho da transformação e esta medalha é algo sublime que você merece, deputado Tadeuzinho.”

Já o deputado Arlen Santiago (Avante) acrescentou que Tadeuzinho, além de desenvolver um trabalho destacado à frente da Assembleia, tem se relacionado bem com todos os pares. “Você com a sua capacidade chegou à presidência da Assembleia, como o primeiro montes-clarense e o segundo norte-mineiro, depois do ex-deputado Antônio Dias. Homenagem mais do que merecida esta que a Câmara Municipal lhe concede.”

“Nos orgulha em vê-lo no posto maior da Assembleia. Deputado Tadeuzinho é uma pessoa agregadora e que contribui para o parlamento, sempre apoiado pelos pares”, enfatizou o deputado Gil Pereira (PSD).

“Com a sua leveza, o deputado Tadeuzinho tem conduzido todos os processos na Assembleia. Eu sou testemunha do que ele está realizando naquela Casa. Tenho orgulho porque ele ter proporcionado a presença de uma mulher negra na Mesa Diretora. Homenagem mais do que justa com esta medalha”, observou a deputada Leninha (PT).

“Ter o deputado Tadeuzinho na presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais é importante para fazer a região crescer. Por isso, precisamos nos organizar para o futuro. Tadeuzinho tem muito a fazer por Montes Claros e por Minas Gerais”, expressou o deputado Paulo Guedes (PT).

O deputado Marcelo Freitas (União Brasil) exaltou que: “essa é uma das homenagens mais justas que a Câmara presta a um cidadão. O primeiro montes-clarense a ocupar a presidência Assembleia e o governo de Minas. Ganha o Norte de Minas e ganha Montes Claros.”

O homenageado, Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, revelou que ser reconhecido fora da sua cidade é importante, mas receber uma homenagem da sua cidade natal, com uma comenda tão importante sempre será um momento especial. “Receber esta honraria é um privilégio, pois ela já distinguiu importantes autoridades. Ser escolhido em integrar este grupo é uma grande responsabilidade. Esta comenda mostrará o vínculo inquebrantável que sempre terei por Montes Claros. O que eu sempre tento construir na minha vida política e que passadas as eleições, todos têm que estar juntos, construindo um futuro para o desenvolvimento em favor da nossa cidade e de nossa região, mas sempre pautado em favor do diálogo.”

O presidente da Casa, vereador Junior Martins, encerrou a sessão parabenizando o homenageado e salientou que: “a boa política é o bem mais prático de buscar grandes realizações em favor das pessoas.”

Sobre o homenageado

Luiz Tadeu Martins Leite nasceu em Montes Claros, no dia 2 de setembro de 1986, e formado em Gestão Pública, filho de Estela Martins e do ex-prefeito de Montes Claros e ex-deputado Luiz Tadeu Leite. Foi um dos mais jovens a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apenas 24 anos. Está no seu quarto mandato consecutivo e neste ano foi eleito presidente da Casa e ocupou interinamente o Governo do Estado no lugar do Governador Romeu Zema por cinco dias.

Homenageados

A outorga da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros iniciou no ano de 1971, e de acordo com o livro de Atas da Câmara Municipal de Montes Claros, o primeiro homenageado a receber a Medalha de Honra Montes Claros foi o general Evandro Moreira de Souza Lima, então superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Confira a lista dos homenageados com a honraria:

1971: General Evandro Moreira de Souza Lima; 1973: Antônio Lafetá Rebello e Dr. José de Magalhães Pinto; 1974: Dr. João Luiz de Almeida e José Carlos Valle de Lima; 1975: General José Lins de Albuquerque; 1976: Dr. Aureliano Chaves e Ney Aminthas de Barros Braga; 1977: Dr. Hermes Augusto de Paula; 1978: General Ernesto Geisel (Presidente da República) e Dr. Alpheu Gonçalves de Quadros; 1979: Dr. Geraldo Corrêa Machado; 1980: Francelino Pereira dos Santos; 1982: Dr. Elizeu Resende; 1984: Dr. Heráclito Sobral Pinto; 1986: José Sarney; 1987: Dr. Luiz Tadeu Leite; 1988: Marina Helena Lorenzo Fernandes Silva; 1989: Dr. Elias Siufi; 1991: Darcy Ribeiro; 1992: Maria Jacy Ribeiro; 1993: Walduk Wanderley; 1994: Dr. Pedro Santos; 1995: Dr. João Bosco Martins de Abreu; 1996: Dom Geraldo Majela de Castro; 1997: Humberto Guimarães Souto; 1998: Dr. Mário Ribeiro da Silveira; 1999: Dr. Luiz de Paula Ferreira; 2000: Maria José Colares Moreira (Zezé Colares); 2001: José Alencar Gomes da Silva; 2002: Aécio Neves da Cunha; 2003: Jairo Ataíde Vieira; 2004: Padre Aderbal Humberto Murta de Almeida; 2005: Gilberto Wagner Martins Pereira; 2006: Dr. Arlen Santiago Filho; 2007: Paulo César Gonçalves de Almeida; 2008: Jamil Habib Curi; 2009: Dr. Antônio Adilson Salgado Araújo; 2010: Antônia Colares (Tonha); 2011: Paulo César Mota Santiago; 2012: Professor João dos Reis Canela; 2013: Carlos Welth Pimenta de Figueiredo; 2014: Yvonne de Oliveira Silveira; 2015: Tânia Raquel de Queiroz Muniz; 2016: Padre Henrique Munáiz Puig; 2017: Newton Carlos Amaral Figueiredo; 2018: Ivan de Souza Guedes; 2019: Josué Christiano Gomes da Silva; 2020: Paulo de Faria Ribeiro; 2021: Marcelo Eduardo Freitas; 2022: Guilherme Augusto Guimarães Oliveira; 2023: Luiz Tadeu Martins Leite. (Ascom/CMMC – Arthur Amorim Jr.)

 

 

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *