Fundação Credinor é parceira na formação da associação de apicultores
A Fundação Credinor tem atuado lado a lado junto aos apicultores do Norte de Minas, valorizando a cadeia produtiva e alavancando novas oportunidades no meio rural. Neste mês, a entidade deu mais um grande passo, contribuindo e apoiando a formação da Associação de Apicultores de Coração de Jesus e Região – Aapicorje. O objetivo é somar ainda mais esforços para o crescimento dos produtores rurais e a maior organização da produção local, promovendo a economia solidária e o associativismo.
Apicultor desde 2016, Joaquim Edson da Silva, representante da Aapicorje, celebrou mais essa fase da parceria entre a Fundação Credinor e os produtores da região. “Nosso objetivo é unir os produtores para agregar mais valor ao nosso trabalho. Ainda temos uma produção tímida, mas estamos crescendo, sempre buscando melhorias. E a Fundação Credinor, junto ao Sistema Faemg Senar, tem nos ajudado a fortalecer a cadeia produtiva local”, declara.
Com a Aapicorje, os apicultores poderão realizar intercâmbio técnico; aumentar a presença em congressos, feiras e exposições; firmar convênios com órgãos públicos e entidades particulares; participar de cooperativas de produtores; firmar parcerias para fornecimento de gêneros alimentícios para escolas; atuar de forma mais facilitada na obtenção de crédito e financiamento da atividade, entre outros.
“Essa é uma ótima alternativa para unir a todos e assim fortalecer a cadeia e aumentar a renda dos produtores. Sou otimista com a apicultura, especialmente com a produção do mel de aroeira, que é muito forte em todo o Norte de Minas e tem o reconhecimento de Identidade Geográfica, o que dá mais valor ao produto regional. E só unindo esforços vamos conseguir mostrar a produção de Coração de Jesus e região. Com a associação, o que der certo todos crescem juntos”, comenta Joaquim Edson.
ATeG Apicultura
A Fundação Credinor, braço social do Sicoob Credinor, é a entidade parceira para a realização de cursos e capacitações do Sistema Faemg Senar na região de Coração de Jesus. Atualmente, além de vários cursos semanais, a entidade mantém um grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, que visa transformar o produtor em empresário rural, com atendimento gratuito pelo ciclo de dois anos.
A expectativa é que o trabalho do ATeG associado à associação Aapicorje ajude a desenvolver ainda mais a apicultura local. “O município ainda não tem atividade grande de apicultura, de forma bem desenvolvida e com reconhecimento. Essa união vai possibilitar primeiro o reconhecimento da atividade do município, aproximar os produtores e incentivar, tanto quem está na atividade quanto quem vai começar a produzir. Assim teremos uma cadeia produtiva forte”, afirma o técnico de campo responsável pelo ATeG, Vanderson Negreiro. (Ascom/Ricardo Guimarães)