Jovem morre afogado em lagoa de mineração
Quatro jovens resolveram se aventurar em um dos lagos de uma empresa de mineração de Montes Claros, com profundidade de 15 metros, na tarde de sábado (12/08). Infelizmente, um deles não conseguiu atravessar a nado e submergiu. Desesperados, os outros três jovens acionaram uma guarnição do Pemad e o Auto Comando de Área (ACA) do 7º BBM e por volta das 4h30min, se deslocaram até o terreno para socorrer o jovem que foi vítima de afogamento.
De acordo com relatos dos jovens, em dado momento, eles perceberam que um dos jovens J.P.A.O (19 anos) não conseguiu atravessar a nado o lago e submergiu. Eles pediram socorro. A guarnição chegou ao local e analisou a lâmina de água. A vítima não foi localizada. Sendo assim, deu-se início aos trabalhos com mergulhos livres, feito com equipamentos de respiração mais simples (máscara facial, snorkel e nadadeiras), enquanto outra equipe se preparava para realizar o salvamento / buscas com equipamentos mais elaborados e preparados para mergulhos mais profundos.
Foi usado técnica de varredura em ângulo com uso de cordas, poitas (espécies de âncoras) e equipamentos de mergulho completo (colete equilibrador, cilindro, nadadeiras, máscaras faciais, snorkel, profundímetro). Nesta técnica, uma dupla de mergulhadores tateam o lago em sua maior profundidade e dentro de determinada área. Após alguns mergulhos, o corpo da vítima foi encontrado em uma profundidade de aproximadamente 12 metros. Após os trabalhos da perícia, o corpo foi entregue aos cuidados da funerária. (Ascom/7º BBM)