Sicoob Credinor participa do 14º Encontro Nacional do Café
Uma novidade apresentada pelo Sicoob Credinor no encontro é a liberação do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé.
O Sicoob Credinor é patrocinador do 14º Encontro Nacional do Café, na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça/BA. O encontro, que começou no último domingo, 17, termina nesta terça-feira, 19. Um estande da cooperativa foi montado para receber visitantes do evento, proporcionando um espaço para interações, compartilhamento de experiências e negócios.
De acordo com o diretor administrativo do Sicoob Credinor, Alexandre Vianna, a participação reforça o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento local. “É uma oportunidade de apresentarmos para as lideranças e para os produtores o quanto podemos auxiliar no agronegócio e nas atividades comerciais do dia a dia. São pessoas interessadas em produtos e serviços, como consórcios, financiamento de máquinas e linhas de crédito voltadas para a cafeicultura”, ressalta Alexandre Vianna.
A região do Planalto da Conquista, que abrange 15 municípios baianos, entre eles Vitória da Conquista, onde o Sicoob Credinor possui agência, destaca-se pela relevância econômica da cafeicultura. A estrutura do evento chamou a atenção do diretor administrativo. “É uma feira que reúne empresas de máquinas, insumos agrícolas, a tecnologia dos drones para pulverização, empresas ligadas a softwares de gestão de propriedades rurais e empresas de pesquisas. A organização do evento está de parabéns”, destaca Alexandre Vianna.
Uma novidade apresentada pelo Sicoob Credinor no encontro é a liberação do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, nesta safra, está prevista a alocação de R$ 6,3 bilhões. Atualmente, o Sicoob é o maior repassador do recurso e contribuirá com 25% desse montante, com um orçamento equivalente a R$ 1,5 bilhão.
Para o diretor financeiro da Credinor, Ailton José Vieira, o Funcafé deve beneficiar produtores do setor em diversos municípios da região do Planalto da Conquista. “É importante que o cafeicultor tenha o cadastro atualizado na cooperativa e que tenha um projeto bem estruturado, com viabilidade econômica e financeira. Com essas informações, ele terá o apoio do Sicoob Credinor para atuar com esse recurso específico para o café na região”, explica o diretor financeiro.
Ainda segundo Ailton José Vieira, o recurso é destinado ao financiamento e renovação dos cafezais, custeio da safra, viabilização do armazenamento e comercialização do café. (Ascom Sicoob Credinor – Pablo Diego)