Empreendedores norte-mineiros celebram conquistas após programa do Sicoob Credinor e Sebrae Minas
O encerramento do Norte Empreendedor 2023 contou com a palestra da ex-jogadora de basquete Hortência Marcari.
Com uma programação recheada de bons negócios e histórias inspiradoras, o programa Norte Empreendedor, parceria entre o Sicoob Credinor e o Sebrae Minas, encerrou as atividades em 2023 na última terça-feira, 28, em Montes Claros.
O dia começou com uma rodada de negócios que reuniu 46 empresários do Norte de Minas, de diferentes segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar produtos e serviços, resultando em uma movimentação de 5 milhões em negócios. Mais tarde, um painel reuniu quatro empresários que compartilharam suas experiências, representando os 2.280 atendidos pelo programa, em 18 cidades onde o Sicoob Credinor possui agências e que fazem parte da área de atuação do Sebrae Minas.
Destaque no painel, o casal Skarlat Jhessica Gonçalves e Aldair Marcelo de Souza, donos de uma confecção de moda íntima, enfatizaram a transformação positiva na empresa após consultorias gratuitas especializadas em finanças e crédito. “Fizemos uma análise profunda da empresa e descobrimos como podemos melhorar. Abriram nossa visão para crescer e melhorar o que pode ser melhorado. O Norte Empreendedor mudou o rumo da nossa empresa”, afirma Skarlat.
Atualmente, a empresa administrada pelo casal possui 41 empregados e produz cerca de cinco mil peças íntimas por semana. Hoje, as lingeries feitas em Montes Claros chegam a quase todos os continentes, exceto a Antártida. Os países que mais consomem as peças são os Estados Unidos, Portugal e Moçambique.
A noite terminou com uma palestra da ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, que abordou temas como liderança e cooperação, relacionando suas experiências esportivas aos desafios enfrentados pelos empreendedores. “Todo atleta tem que fazer gestão. Ele não é o presidente, nem o técnico, mas faz parte do processo. A gente aprende administrar nossa carreira, nossas emoções e corremos atrás de um resultado. Esse equilíbrio é o que tento passar para as pessoas”, destaca Hortência.
O evento que reuniu cerca de 800 convidados também aponta um futuro promissor. Mais de 150 pessoas expressaram interesse em participar do programa Norte Empreendedor em 2024, sinalizando o contínuo interesse no desenvolvimento dos negócios e da comunidade onde estão presentes.
“O evento encerrou apenas um capítulo e lançou bases para uma comunidade mais empreendedora, resiliente e colaborativa. Os interessados em participar do programa em 2024 já podem sinalizar o interesse em uma das nossas 21 agências do Sicoob Credinor, em 18 cidades de Minas. O futuro promete novos desafios e oportunidades”, destacou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, Dario Colares.
O gerente da regional norte do Sebrae Minas, Jadilson Borges, enfatizou o compromisso de cooperar com os empreendedores interessados em melhorar a economia regional. “O Sebrae não medirá esforços para impulsionar o espírito empreendedor, para que as pessoas busquem cada vez mais informação e, por consequência, o desenvolvimento empresarial e pessoal”, conclui.
No encerramento, o público foi presenteado com o sorteio de seis bolas autografadas pela rainha Hortência Marcari.
Sobre o Norte Empreendedor
Em oito meses, os participantes do programa receberam consultorias presenciais voltadas para o crédito, planejamento financeiro e financiamento; além da participação em rodadas de negócios e seminários sobre o empreendedorismo feminino.
As cidades atendidas pelo programa foram: Bocaiuva, Brasília de Minas, Buenópolis, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Icaraí de Minas, Januária, Lagoa dos Patos, Lontra, Juramento, Mirabela, Montes Claros, Salinas, São João do Paraíso, Taiobeiras e Varzelândia.