Zema garante apoio às prefeituras no 39º Congresso Mineiro de Municípios da AMM

 Zema garante apoio às prefeituras no 39º Congresso Mineiro de Municípios da AMM

No último discurso da solenidade de abertura do 39º Congresso Mineiro de Municípios, nesta terça-feira (4 de junho), no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema destacou o apoio que o Governo de Minas concedeu aos 853 municípios mineiros, enfatizando ainda a melhora do estado em saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos.

“O que nós fizemos com os municípios de Minas foi o mínimo, pagar o que é de direito das cidades. Isso não era feito no governo anterior”, registrou Romeu Zema ao se referir aos pagamentos dos repasses atrasados após firmar os acordos com a AMM. “Eu sei que, quando a população precisa é na porta de vocês, prefeitos e prefeitas, que eles batem. O trabalho que vocês fazem tem que ser reconhecido e o mínimo que meu governo fez foi pagar o que é de direito de vocês.”

Desde o início da gestão, o Governo de Minas trabalhou em conjunto com a AMM pelas prefeituras. Em abril de 2019, o Estado e a associação firmaram acordo para regularização dos repasses devidos.

Em 2022, o governador Romeu Zema anunciou o pagamento das últimas três parcelas restantes do acordo, concluindo a quitação dos R$ 7 bilhões previstos. Outro acordo firmado com os municípios mineiros refere-se ao repasse atrasados da Saúde. O acordo prevê o pagamento de R$ 6,7 bilhões para as prefeituras, dívida também herdada de mandatos passados.

O governador de Minas frisou que as ações estão sendo feitas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. “Então, todos os prefeitos de Minas podem contar conosco, vocês sabem que nós somos um governo de fazer e não de falar, pois falar é muito fácil”.

Congresso

Promovido anualmente pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso movimenta o cenário político mineiro, com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos renomados para discutir questões essenciais relacionadas ao futuro das cidades e às eleições municipais.

 

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *