Zema garante apoio às prefeituras no 39º Congresso Mineiro de Municípios da AMM
No último discurso da solenidade de abertura do 39º Congresso Mineiro de Municípios, nesta terça-feira (4 de junho), no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema destacou o apoio que o Governo de Minas concedeu aos 853 municípios mineiros, enfatizando ainda a melhora do estado em saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos.
“O que nós fizemos com os municípios de Minas foi o mínimo, pagar o que é de direito das cidades. Isso não era feito no governo anterior”, registrou Romeu Zema ao se referir aos pagamentos dos repasses atrasados após firmar os acordos com a AMM. “Eu sei que, quando a população precisa é na porta de vocês, prefeitos e prefeitas, que eles batem. O trabalho que vocês fazem tem que ser reconhecido e o mínimo que meu governo fez foi pagar o que é de direito de vocês.”
Desde o início da gestão, o Governo de Minas trabalhou em conjunto com a AMM pelas prefeituras. Em abril de 2019, o Estado e a associação firmaram acordo para regularização dos repasses devidos.
Em 2022, o governador Romeu Zema anunciou o pagamento das últimas três parcelas restantes do acordo, concluindo a quitação dos R$ 7 bilhões previstos. Outro acordo firmado com os municípios mineiros refere-se ao repasse atrasados da Saúde. O acordo prevê o pagamento de R$ 6,7 bilhões para as prefeituras, dívida também herdada de mandatos passados.
O governador de Minas frisou que as ações estão sendo feitas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. “Então, todos os prefeitos de Minas podem contar conosco, vocês sabem que nós somos um governo de fazer e não de falar, pois falar é muito fácil”.
Congresso
Promovido anualmente pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso movimenta o cenário político mineiro, com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos renomados para discutir questões essenciais relacionadas ao futuro das cidades e às eleições municipais.