Cimams e MP inauguram SIMC em Diamantina
Diamantina é mais uma cidade do Vale do Jequitinhonha a contar com uma unidade do Serviço de Inspeção Municipal Regional Consorciado – SIMC Regional. O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), responsável pela implantação das unidades e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, participaram da solenidade de inauguração na terça-feira (14/11), ocorrida no auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A sede do SIMC funcionará em sala cedida no prédio da Prefeitura Municipal de Diamantina, estrategicamente instalada junto à Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.
O secretário-executivo do CIMAMS, Thiago Maia, ressaltou que o serviço desempenha um papel essencial para a garantia da saúde pública e da qualidade dos produtos produzidos da região, proporcionando um impulso na economia municipal e regional. A fiscalização dos produtos passa a ser realizada em conjunto por alguns municípios.
O promotor de Justiça, Paulo Márcio, assinalou que: “a parceria com órgãos públicos é uma saída interessante e inteligente para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Importante destacar a participação do CIMAMS na implantação deste serviço em várias cidades da região para podermos alcançar de modo mais fácil e célere as políticas públicas.”
O prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, enfatizou que: “este serviço vem trazer o acolhimento, a vontade de continuar produzindo no Vale do Jequitinhonha, onde tem produtos de qualidade, mas com a certificação do estado e regional com apoio do CIMAMS.”
Thales Almeida, secretário de Estado de Agricultura, parabenizou o CIMAMS, Diamantina e os municípios atendidos pela implantação do serviço, que segundo ele, irá possibilitar a produção adequada e garantir produtos de qualidade e seguros para os consumidores.
O coordenador da implantação do SIMC Regional, o médico veterinário Jucélio Cardoso, explicou que os produtos chancelados com o selo SIM regional do CIMAMS ganham a capacidade de serem comercializados em todos os municípios, trazendo benefícios expressivos para pequenas agroindústrias, consumidores e municípios envolvidos.
O termo de colaboração intermunicipal foi assinado entre as prefeituras de Diamantina, Couto de Magalhães de Minas, Felício dos Santos, Monjolos, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves.
Durante a solenidade também foi feita a entrega simbólica das chaves do veículo que será destinado para ação dos fiscais deste novo setor.