Janaúba e Monte Azul se unem para erradicar a transmissão da sífilis congênita

 Janaúba e Monte Azul se unem para erradicar a transmissão da sífilis congênita

Com o objetivo de intensificar as ações voltadas para a erradicação da transmissão da sífilis congênita (de gestante para bebês), quinze municípios que compõem a microrregião de saúde de Janaúba/Monte Azul estão sendo mobilizados para realizar ações conjuntas dentro das ações do Outubro Verde, mês voltado para o enfrentamento da doença. A decisão foi anunciada sexta-feira, dia 6, pelo médico e secretário municipal de saúde de Janaúba, Helvécio Campos de Albuquerque, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde – (CIB–SUS), realizada em Montes Claros.

Ainda na sexta-feira, a Prefeitura de Janaúba abriu as atividades de mobilização da população, relacionadas ao Outubro Verde e ao Outubro Rosa, este voltado para o enfrentamento ao câncer de mama e de colo do útero. Centenas de pessoas participaram do lançamento das atividades. Vinte prédios públicos e monumentos receberam iluminação nas cores rosa e verde.

Durante a reunião da CIB-SUS, Helvécio Albuquerque ressaltou que “as secretarias municipais de saúde precisam intensificar as ações de enfrentamento à sífilis, uma vez que a transmissão da doença de gestantes para recém-nascidos se tornou uma epidemia. Se os municípios não intensificarem a busca ativa das pessoas portadoras da doença, por meio da realização de testes rápidos e da avaliação da situação de saúde das gestantes desde as primeiras consultas de pré-natal, não vamos acabar com o problema”, alertou o secretário.

Durante todo esse mês a Secretaria de Saúde de Janaúba fará a busca ativa das gestantes por meio dos serviços de atenção primária, com a realização de testagem rápida; tratamento das mulheres que tiverem diagnóstico positivo para a doença; busca ativa dos parceiros para tratamento; acompanhamento do pré-natal e do parto na maternidade de alto risco e tratamento dos bebês infectados.

“Vamos juntos dar um exemplo ao país e erradicar a sífilis congênita da nossa região”, frisa Helvécio Albuquerque. Além de Janaúba a microrregião é composta pelos seguintes municípios: Jaíba; Matias Cardoso; Porteirinha; Nova Porteirinha; Riacho dos Machados; Verdelândia; Pai Pedro; Serranópolis de Minas; Catuti; Espinosa; Gameleiras; Mamonas; Mato Verde e Monte Azul.

CENÁRIO

A fala do secretário na CIB-SUS aconteceu depois de apresentação de dados epidemiológicos da sífilis no Norte de Minas, feita pela coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), Agna Soares da Silva Menezes.

Entre 2020 e 2022 foram notificados 491 casos de sífilis congênita na área de atuação da SRS, que compreende 54 municípios. Com isso, a taxa de detecção da doença no Norte de Minas é de 10,8 por mil nascidos vivos, enquanto que no Brasil esse índice é de 9,9 e, em Minas Gerais, de 8,9 por mil nascidos vivos.

Nesse contexto, observou Agna Menezes, os óbitos tendo como causa básica a menção à sífilis atingiu pico de nove casos notificados em 2021; um caso em 2022 e três registrados no ano passado.

“Diante desse cenário, resta aos municípios intensificarem as ações de mobilização da população no enfrentamento à sífilis, por meio da intensificação da realização de testes rápidos e de outras medidas importantes. Entre elas, o direcionamento de ações para grupos de maior vulnerabilidade, constituído por homens com idade entre 20 e 29 anos; qualificação do pré-natal, visando detectar a doença em tempo oportuno e, com isso, reduzir a possibilidade de transmissão da sífilis para bebês; ações voltadas para o público presente nas salas de espera das unidades de saúde, escolas e universidades”, pontuou a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

Em Janaúba a programação do Outubro Rosa começou sábado, dia 7, com a realização de clínica do câncer de mama e de colo do útero em todas as unidades básicas de saúde. Foram realizadas coletas de exames citopatológicos; solicitação de exames de mamografia e repasse de orientações às mulheres por equipes multiprofissionais compostas por nutricionistas, assistentes sociais e dentistas.

Nos dias 17 e 18 de outubro será realizada mobilização da população sobre câncer de mama e de colo do útero. O “Dia D” de enfrentamento a essas doenças está marcado para 21 de outubro.

Já no dia 25, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros participarão de capacitação on-line coordenada pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros tendo como tema manejo clínico, tratamento e técnica de aplicação de penicilina em pacientes diagnosticados com sífilis. A capacitação será conduzida pelas médicas Janer Silveira e Ana Paula Holzmann, que atuam no Serviço Ambulatorial Especializado administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *