Arte nas Águas de Minas está com edital aberto em Montes Claros

Patrocinado pela Copasa, o projeto levará ainda mais beleza e cultura para a maior cidade do Norte de Minas
Os artistas de Montes Claros, no Norte de Minas, têm até as 17h59 do dia 21 de janeiro deste ano para se inscreverem no projeto “Arte nas Águas de Minas”, uma realização do Ministério da Cultura e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio). A iniciativa é patrocinada pela Copasa e viabilizada pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Com o uso da expressão artística, o “Arte nas Águas de Minas” tem o objetivo de apresentar as diversas formas de se relacionar com a água, reconhecendo-a como substrato básico da vida e condição fundamental para o bem-estar humano e a justiça social.
No momento da inscrição, os interessados deverão anexar a documentação pessoal e o portfólio com os trabalhos já realizados. O resultado com o nome dos artistas selecionados para a etapa Montes Claros deverá ser divulgado no dia 25 de janeiro. Os participantes vão receber um cachê de R$5 mil. A etapa do projeto na cidade está prevista para realização entre os dias 3 e 13 de fevereiro.
Mais beleza e cultura para Montes Claros
E, para levar ainda mais beleza e cultura para Montes Claros, os dois artistas locais selecionados e que integrarão o projeto, deverão criar, cada um, uma pintura em uma área de 80m², com o tema “Água”, em uma unidade da Copasa previamente selecionada na cidade. Além disso, eles também serão responsáveis por ministrar, em dupla, um workshop, com duração de quatro horas, voltado para jovens da cidade.
Sobre o projeto
Até março de 2025, o projeto “Arte nas Águas de Minas” promoverá a produção de 18 obras de arte urbana em unidades da Copasa de seis cidades do interior do Estado. Divinópolis, Contagem e Araxá já contam com a beleza dos murais produzidos pelos artistas locais. Pouso Alegre já se prepara para receber as obras de arte pintadas a céu aberto. Além de Montes Claros, o projeto também vai contemplar a cidade de Coronel Fabriciano, no Leste do Estado.
Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos são assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso.
APPA – Cultura & Patrimônio
A APPA – Cultura & Patrimônio é uma associação cultural, sediada em Belo Horizonte, de fins não lucrativos, que tem como principal objetivo a promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico. Em mais de 30 anos, a APPA já desenvolveu, gerenciou e executou, com sucesso, mais de 240 projetos, aprovados em diversos mecanismos de financiamento cultural, como leis de incentivo à cultura e fundos culturais, além do gerenciamento e execução de convênios, termos de parceria, contratos de gestão, termos de ajustamento de conduta, patrocínios não incentivados, entre outros. (Ascom Copasa)