Câmara quer resposta da Cemig sobre as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica

 Câmara quer resposta da Cemig sobre as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica

Na reunião ordinária desta terça-feira (14/10), na Câmara Municipal de Montes Claros, o presidente da Casa, vereador Júnior Martins (PP), apresentou o requerimento nº 621/2025, transformando a reunião do dia 6 de novembro em audiência pública para discutir as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros do município — problema que tem gerado reclamações recorrentes da população.

Também tratando de questões ligadas à energia, o vereador Daniel Dias (PCdoB), por meio do requerimento nº 623/2025, solicitou informações à Cemig e à Prefeitura sobre o número total de consumidores pagantes e quantos deles são isentos do pagamento da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), com base no consumo mensal de até 49 kWh.

Na área de urbanismo, o vereador Soter Magno (PSD) apresentou o requerimento nº 627/2025, pedindo um estudo de viabilidade para mudanças de ordenamento urbano no bairro Jardim São Luís. Já o vereador Marlus do Independência (PSD), no requerimento nº 628/2025, solicitou melhorias na quadra do bairro Independência, incluindo manutenção do alambrado, pintura e reforço da iluminação.

O vereador Igor Dias (PRD), por sua vez, apresentou o requerimento nº 629/2025, pedindo a expansão do projeto “Conecta MOC” — que oferece internet gratuita — para novas localidades, como a praça do Jardim Primavera e os parques Cândido Canela e Sagarana.

A vereadora Graças da Casa do Motor (União) propôs o requerimento nº 630/2025, convocando Audiência Pública para debater os protocolos de ligação de energia, o alto custo da extensão de rede e a necessidade de adequação da Lei Complementar nº 113/2023, especialmente voltada às moradias em comunidades rurais. A vereadora Carol Figueiredo (PL), solicitou a pavimentação asfáltica da rua Escócia, no bairro Ibituruna, entre o número 339 até o final da via, através do requerimento nº 633/2025.

Educação, esporte e cidadania

Na área da educação, o vereador Marcos Nem (Pode) é autor do requerimento nº 624/2025, que solicita a doação de uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino no próximo ano letivo.

O vereador Wilton Dias (Avante), por meio do requerimento nº 634/2025, propôs a implantação de um Centro de Iniciação Esportiva na Praça de Esportes, voltado prioritariamente aos alunos da rede pública municipal. Já o requerimento nº 635/2025, de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD), solicita à Prefeitura que realize o cadastro e identificação de veículos de tração animal e seus condutores, como forma de coibir o descarte irregular de resíduos.

Saúde e bem-estar

A saúde também esteve presente nas discussões. O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) apresentou o requerimento nº 632/2025, solicitando um estudo de viabilidade para concessão de auxílio-transporte indenizatório aos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atuam no programa de pragas urbanas.

O vereador Ailton do Vilage (MDB), por sua vez, é autor do requerimento nº 636/2025, que pede a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Clarice Ataíde, na Avenida Antônio de Freitas.

Na pauta do meio ambiente e da acessibilidade, os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Eldair Samambaia (PSD) apresentaram o requerimento nº 626/2025, solicitando a instalação de brinquedos adaptados e criação de jardins sensoriais em parques e praças públicas do município.

Inclusão e direitos

O compromisso com a inclusão social também esteve em destaque. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT), autora do requerimento nº 637/2025, pediu à Prefeitura que garanta acessibilidade linguística para a comunidade surda durante os eventos oficiais promovidos pelo município.

Já o vereador Rodrigo Cadeirante (União), no requerimento nº 638/2025, solicitou que o alvará para realização de eventos socioculturais seja concedido apenas mediante apresentação de projeto que comprove o cumprimento da Lei nº 5.605, que regula a acessibilidade e segurança nesses espaços.

Os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Maria Helena Lopes (MDB), autores do requerimento nº 631/2025, também propuseram audiência pública para discutir os impactos dos serviços de entrega por motociclistas nas relações de consumo, trânsito e saúde pública, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Eventos e homenagens

Entre as proposições de caráter institucional e cerimonial, o vereador Edson Cabeleireiro (PV) apresentou o requerimento nº 622/2025, que transforma a reunião do dia 13 de novembro em reunião especial para a entrega do Título de Cidadã Honorária à senhora Maria Ivanilde Pereira dos Santos.

O vereador Eduardo Preto (Pode) é também autor do requerimento nº 625/2025, que agenda audiência pública para o dia 14 de novembro, às 19h, com o tema “Como as ações sociais da Arquidiocese podem se conectar de forma mais estruturada com associações, universidades e movimentos populares”.

Encerrando a pauta, foi aprovada a Moção nº 11/2025, de autoria do vereador Odair Ferreira (União), concedendo Moção de Aplausos à 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (3ª CEOA), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população do Norte de Minas no apoio ao atendimento pré e inter-hospitalar. (Ascom/CMMC – Gissele Niza)

 

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *