Câmara retorna após o feriando com pauta cheia

 Câmara retorna após o feriando com pauta cheia

Na reunião ordinária desta terça-feira (22/04), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou doze requerimentos que tratam de temas variados e de interesse direto da população, abrangendo áreas como educação, infraestrutura, cultura, saúde e inclusão social.

Na área da educação e assistência social, a Comissão de Educação solicitou que o Executivo Municipal se manifeste oficialmente sobre a situação dos Assistentes Sociais e Psicólogos na Rede Municipal de Ensino. O documento também requer esclarecimentos sobre as funções desses profissionais nas unidades escolares e propõe a nomeação de um número maior de servidores da área, incluindo excedentes do último concurso público.

A pauta de infraestrutura urbana teve destaque com a aprovação de diversos requerimentos. O vereador Eduardo Preto (Pode) pediu a construção de uma praça no bairro Raul Lourenço. Já a vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou a construção de uma praça e uma quadra em terreno do município, localizado entre as ruas D e E, no bairro Raul Lourenço. O vereador Soter Magno (PSD) cobrou o término do recapeamento da avenida Domingos de Abreu Vieira, no bairro Sapucaia. Em complemento, o vereador Marcos Nem (Pode) alertou sobre a situação precária da praça do Bairro Jardim Alvorada, próxima ao presídio, e pediu ações de limpeza, manutenção e restauração.

No campo da cultura e inclusão, os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Carol Figueiredo (PL), solicitaram à Secretaria Municipal de Cultura que inclua no calendário oficial eventos que valorizem os artistas locais. Por sua vez, a vereadora Ceci Protetora (PRD) propôs a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, como forma de dar seguimento às diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Municipal de Política LGBTQIAPN+.

No que diz respeito à mobilidade urbana, o vereador Wilton Dias (Avante) solicitou a realização de um estudo de viabilidade para implantação de redutores de velocidade na avenida Leonel Beirão de Jesus, entre a avenida das Américas e a Ceanorte, buscando garantir maior segurança no trânsito.

Também foi apresentada preocupação com as comunidades rurais: o vereador Rena de Nova Esperança (União) pediu melhorias urgentes nas estradas das localidades de Cabeceira de Baixo, Serra Verde, Rebentão dos Ferros e Fazenda Santa Lúcia, visando melhores condições de tráfego, especialmente para o transporte escolar.

A saúde pública foi abordada pelo vereador Daniel Dias (PCdoB), que solicitou ao Executivo medidas urgentes para reforço no atendimento pediátrico, considerando o aumento de casos de síndromes respiratórias graves no país.

Por fim, dois requerimentos trataram de temas relacionados ao funcionalismo público e serviços essenciais. O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) apresentou proposta de anteprojeto de Lei Complementar para regulamentação do cargo de sepultador. Já o vereador PC Landim (Avante) solicitou melhorias na infraestrutura e segurança dos Cemitérios Jardim da Esperança e Bonfim, bem como atenção à situação dos seus funcionários. (Ascom/CMMC – Gissele Niza)

 

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *