Sociedade Rural elege nova diretoria
Doutor em irrigação, o produtor rural e professor, Flávio Oliveira é o 29º Presidente da instituição
Nesta segunda-feira (17), no Parque de Exposições João Alencar Athayde, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Rural de Montes Claros, onde ocorreu apresentação das atividades de 2024 com balanço patrimoniais e financeiros, a eleição e posse da nova diretoria da entidade, para o biênio 2025/2026. José Henrique de Carvalho Veloso, após dois anos à frente da instituição, encerrou seu mandato com um sentimento de realização e dever cumprido.
“Estamos concluindo esse ciclo com uma satisfação muito grande. A entidade precisava de uma renda que sustentasse nossa estrutura, em especial o Parque de Exposições João Alencar Athayde, que requer manutenção constante”, explicou e enfatizou que todos os objetivos traçados no início de sua gestão foram alcançados, resultando em um equilíbrio financeiro que garante a continuidade das atividades da entidade.
Além de cuidar das finanças, Veloso também dedicou esforços à atuação política da Sociedade Rural. Ele reconheceu a importância da luta pela questão hídrica, uma das bandeiras prioritárias de sua gestão.
“Foi um trabalho que já vinha sendo desenvolvido, mas intensificamos nossa atuação, especialmente em relação à Barragem de Congonhas, cujo movimento reiniciou na gestão de Moacyr Basso”, comentou José Henrique, referindo-se ao anúncio recente da construção de uma barragem feito pelo vice-governador Professo Mateus, nesta mesma data. Essa conquista simboliza o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável da região.
Veloso também ressaltou que o serviço da entidade é contínuo, e todos precisam estar sempre prontos para lutar pelas necessidades dos produtores rurais. Ele reconheceu a importância de uma equipe bem preparada e da infraestrutura disponível, elementos fundamentais para o sucesso das iniciativas da Sociedade Rural.
29º Presidente
Flávio Gonçalves Oliveira é o novo Presidente da Rural, ocupando o 29º posto como chefe da instituição que há 80 anos se dedica à defesa do homem do campo e ao fomento do desenvolvimento regional.
“É uma honra assumir a presidência de uma entidade com tanta tradição e compromisso com o agronegócio. Nosso desafio será continuar trabalhando em prol do desenvolvimento regional, sempre buscando inovação e sustentabilidade para o setor”, afirmou Flávio Gonçalves Oliveira.
A nova diretoria, eleita para o biênio 2025-2026, se apresenta com um time que alia experiência e renovação. O grupo está preparado para enfrentar os desafios que virão. Uma das novidades é a presença de mais quatro mulheres na diretoria, algo inédito na Rural.
“A inclusão é um passo fundamental para o fortalecimento da nossa entidade. A diversidade traz novas perspectivas e ideias, e estamos animados para ver o impacto que isso terá em nossas iniciativas”, destacou Flávio.
Flávio explicou que decidiu aumentar a participação feminina, reconhecendo a qualidade delas na gestão, nas propostas e nos detalhes. Foram selecionadas quatro profissionais de destaque no segmento rural, sendo duas delas mais jovens, o que traz inovação e empolgação ao time.
“Acredito que essas quatro, junto com a outra diretora que já fazia parte do quadro, possam se organizar para promover um trabalho que abra mais espaço para mulheres nesse setor”, acrescentou.
Carolina Nobre Basso é diretora de eventos, trabalha com pecuária de corte e cuida do financeiro do grupo de mulheres do agro, Filhas do Campo. É ex-rainha, filha de produtor e produtora rural.
“Acredito que, juntas, podemos transformar o agronegócio, promovendo a igualdade de oportunidades e o fortalecimento das nossas comunidades. Estou comprometida em compartilhar conhecimento e experiências, além de inspirar outras mulheres a se destacarem nesse setor tão importante”, discorreu Carolina.
A nova diretora social, Luísa Borém, é ex-rainha da Sociedade Rural e filha de produtor rural. Ela compartilha sua experiência e a transição para o novo papel, expressando sua gratidão por fazer parte da entidade e destacando a importância de sua evolução, passando de rainha para diretora, onde agora coordena as novas rainhas.
Currículo
Natural de Montes Claros, o novo presidente é um produtor rural com sólida formação acadêmica e experiência em gestão. Doutor em Engenharia Agrícola, especialista em irrigação e drenagem, Flávio também é professor titular e pesquisador na UFMG, além de ocupar a presidência da Fundetec, do CBH Verde Grande e a diretoria financeira da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid).
A nova diretoria assume em um momento de oportunidades e desafios, e a expectativa é que a união entre tradição e inovação traga resultados significativos para a Sociedade Rural de Montes Claros e para toda a comunidade agrícola da região.
“A Sociedade Rural é a base que deu origem ao Sindicato Rural, e é fundamental que trabalhemos juntos, pois todos somos produtores rurais. Precisamos unificar nossas vozes para que os resultados sejam benéficos para todos os segmentos do setor rural”, encerrou Flávio. (Ascom Soc. Rural Andréa Fróes – Foto: Solon Queiroz)
